Costumes

ARRAIAS a cidade das colinas, localizada na região sudeste do Estado do Tocantins, há 450 km da capital do estado e da cidade de Brasilia-Df. Fundada ainda no ciclo do ouro no século XVII a partir de um Arraial da colônia portuguesa, de onde tirava parte das riquezas que sustentava a mordomia da coroa, como relata o poema de um Arraiano:

       (...)
       Daqui se tirava tudo!
      Tirava o ouro da terra,
      As pedras de brilhantes
      Que enfeitava os dedos das amantes.
     
      Daqui se tirava tudo!
      Dos pretos, a vida.
      Dos mulatos, os gemidos.
      Dos brancos, o quinto.
      (...)
     Autor: Cláudio Amado.


A cidade de Arraias conta com uma das maiores festas religiosa do estado, que é o festejo de Nossa Senhora dos Remédios que ocorrem no período de 01 a 10 do mês de Setembro, atraindo centenas de devotos e comerciantes.

Em nossa cidade possui também durante o final do mês de Dezembro até o começo de Janeiro a folia dos Reis, um dos santos mais idolatrados pelos moradores da zona rural, poie eles acreditam que santo traz a chuva para não perder suas roças, e durante o giro das folias as famílias e os foliões se divertem com a “sússia” uma dança popular de várias regiões do país e tipicamente da região Arraiana.


O artesanato também é uma das grandes potencialidades cultural e financeira do município, grandes maiorias das famílias sertanejas preparam o barro argiloso e destes constroem utensílios domésticos como: Pratos, panelas, botijas, potes e enfeites, depois de prontos viajam quilômetros até a cidade para venderem seus produtos. Ainda tem aqueles que preferem as talas de buriti para fabricarem quibanos, peneiras e tapitis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário